Quem sou eu

Minha foto
Fotógrafo em Salvador (BA). Contato para serviços:(71) 9167 6014 Galeria de fotos: http://www.flickr.com/photos/ivespadilha/

domingo, 1 de agosto de 2010

Imaginar e fotografar

Há muito tempo ouvi que um critério para avaliar a qualidade da própria foto é um correspondência entre a foto imaginada e a foto realizada. Ou seja, se a foto que imaginou for exatamente igual a que você obteve na máquina então há uma boa foto como resultado. Mas não é bem assim. Se ainda com a correspondência a foto não sair boa, não for expresiva, não comunicar bem, ser trivial? Ora, temos então um problema com quem imagina.

Para resolver esse problema é necessário apenas o uso da fórmula mágica estudo + treino.

Lembro de Ansel Adams falando da "visualização". Ele diz que o fotógrafo tem que ter consciência dos tons a ponto de prevê-los e visualizar mentalmente a fotografia antes do click, prepará-la cuidadosamente.

Essa idéia de Adams se juntou à primeira depois de alguns anos. Não as vejo tão distantes uma da outra já que visualizar a foto inclui necessariamente seu conteúdo e não apenas os aspectos técnicos envolvidos. Técnica e conteúdo da foto sendo levadas em consideração em um pequeno instante em que olhamos o mundo e imaginamos uma parte dele se organizando no espaço bidimensional de um retângulo. Golpe de vista que pode prevê uma ordem das coisas seguida de atitude para realizar a imagem seja esperando o momento preciso ou controlando as pessoas e eventos para que caibam na forma imaginada do fotógrafo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário