Quem sou eu

Minha foto
Fotógrafo em Salvador (BA). Contato para serviços:(71) 9167 6014 Galeria de fotos: http://www.flickr.com/photos/ivespadilha/

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Strobist

Fotografar em qualquer lugar, em qualquer hora, com qualquer tempo. Para atender a estas condições é necessário o domínio técnico da luz e da forma de capturá-la. Se não dependermos apenas da luz natural e sua variação conforme o tempo do dia, imprevisível, estaremos alcançando um outro nível do fazer fotográfico onde controlamos a luz conforme a nossa vontade. De onde ela vem, com que força, com que contraste, quantas fontes de luz, a cor delas, tudo isso se torna elementos a mais na construção da fotografia possibilitando formas mais amplas de se expressar através da imagem.

O strobist é uma técnica de iluminação fotográfica que possibilita fotografar em qualquer lugar, em qualquer hora, com qualquer tempo. No strobist usa-se flashes compactos (que geralmente são colocados na sapata da câmera) na quantidade de um ou mais e disparando-os remotamente construímos a foto na qual temos um controle maior da luz.

Quando digo que a luz é controla no strobist quero dizer que podemos usar apenas os flashes, misturar a luz dos flashes com luz ambiente, usar mais luz ambiente do que flash. Para isso há uma série de acessórios que podemos acoplar aos flashes sendo uma boa parte herdado do estúdio fotográfico, como as sombrinhas e os softboxes por exemplo.

A semelhança da fotografia de estúdio com o strobist não é pouca. Além dos acessórios para controle de luz, temos os esquemas de iluminação e a mesma idéia de ambiente controlado. Uma importante diferença é quanto à mobilidade do strobista, sendo o equipamento necessário à iluminação leve, tendo baterias como fonte de energia e pouco volumoso torna-se possível montá-lo rapidamente, transportá-lo facilmente e ajustar durante o uso de maneira mais simples. Além disso, o disparo dos flashes não é necessariamente feito através de fios sendo mais comum sinais infravermelhos, ondas de rádio e sinais de luz.

A técnica do strobist é mais uma ferramenta no arsenal do fotógrafo que deve cultivar seus conhecimentos, sua visão e seu julgamento para usar adequadamente tudo o que está a sua disposição. Digo isso por que não é sempre que os flashes são necessários, não é sempre que a luz natural é adequada, não é sempre que temos o que precisamos, não é sempre que as baterias estão suficientmente carregadas, não é sempre que sabemos o que realmente é importante fotografar, nem como o fazer. Mas é certo que temos que fotografar.











Ives Padilha
http://www.flickr.com/photos/ivespadilha/

2 comentários:

  1. Muito bom Prof., gosto muito desse caminho...

    ResponderExcluir
  2. Ives,
    mesmo sendo uma ignorante em fotografia posso perceber o quanto você evoluiu nessa profissão. Você está um profissional! Já disse, mas vou repetir, vc ainda vai fazer um ensaio meu!!!
    Tudo de bom e SUCE$$O

    bjss

    ResponderExcluir